Natação 5.000m

*A distância poderá ser alterada para mais ou para menos conforme condições locais.

O ILHAS CAGARRAS ADVENTURE será realizado nos dias 23 e 24 de Outubro na Praia de Ipanema – RJ, em quaisquer que sejam as condições climáticas, desde que não ofereçam riscos aos participantes.

A prova terá distância de 5.000 metros de natação em águas abertas, podendo sofrer alterações, para mais ou para menos, conforme condições locais climáticas. Os atletas deverão estar no local de ponto de encontro (Posto 06 do Corpo de Bombeiro da Avenida Atlântica 4240 em Copacabana) às 06h40 para deslocamento até as Ilhas Cagarras. Necessário chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência.

*Atenção: devido ao processo de embarque e deslocamento de todos os atletas até o local de largada, não será tolerado atraso dos atletas no ponto de encontro. A organização não reembolsará o valor da inscrição, sendo responsabilidade total do atleta estar atento aos horários das provas e ao cronograma geral do evento.

**O horário de largada da prova está sujeito a alterações em razão da quantidade de inscritos, bem como por eventuais problemas de ordem externa, tais como tráfego intenso, condições de maré, vento, chuva, raios, catástrofes naturais, causas climáticas ou problemas com segurança pública.



1. REGRAS GERAIS DO EVENTO

A. Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.

B. Hidratação – É de responsabilidade do atleta se manter hidratado adequadamente. A organização não distribuirá hidratação ao longo do percurso. Somente ao cruzar a linha de chegada na praia de Ipanema.

C. Percurso – O competidor é obrigado a seguir o percurso definido pela organização, sob pena de desclassificação para quem burlar o mesmo. É proibido deixar de seguir as orientações da equipe de suporte aquático que estará responsável pela sua equipe, sob pena de desclassificação, caso seja identificado conduta irregular por parte do atleta. Todos os atletas devem ter conhecimento do percurso designado.

D. Ajuda – A competição é composta por equipes de 3 atletas cada. Cada equipe terá direito a 1 salva-vidas com prancha para suporte. Os competidores podem dar apoio entre si, independente da equipe em que estejam.

E. Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale para todos os atletas, seja com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.

F. Protestos – Os protestos de qualquer natureza devem ser submetidos por escrito e assinados pela equipe acusadora imediatamente após o resultado ser divulgado. Acusações formais contra outros atletas ou equipes também devem ser feitas por escrito e deve descrever o caso com precisão. Todos os protestos serão investigados.

G. Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade mínima será sempre de cinco minutos. A penalidade máxima será desqualificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação quando houver.

H. Tempo limite – O tempo limite obrigatório será de 5 (cinco horas) para a conclusão da prova de 5.000m a partir da sua largada. O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro deste tempo estará desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período. O atleta não terá direito à medalha após ultrapassar o tempo limite.

I. Alterações no kit – O atleta poderá solicitar mudanças referentes à camisa em até 15 dias antes do evento. Após esse prazo, não será possível mais efetuar qualquer alteração na inscrição.

J. Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, perderá o direito aos prêmios. Prêmios de nenhuma espécie serão entregues posteriormente ao momento designado para tal.

K. Kit do atleta – Os kits deverão ser retirados nas datas e locais divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto, comprovante de inscrição e termo de responsabilidade. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. *Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, é obrigatório a apresentação do termo de retirada por terceiros preenchido corretamente, disponível no site, a ser entregue junto com a cópia de um documento com foto do proprietário do kit.

(*) Idade mínima – para a participação da prova é de 14 anos. Os participantes que tiverem entre 14 e 17 anos deverão apresentar obrigatoriamente a seguinte documentação:

1 - Autorização de participação de menores (poderá encontrar no site), assinada pelo responsável

2 - Cópia do documento do responsável

3 - Certificado médico do menor com data de no máximo 3 (três) meses antes a data do evento.

4 – Certificado de prova válido nos últimos 24 meses em águas abertas de no mínimo 5000m.


L. Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado, disponível no site. A não entrega do termo pode acarretar a não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização.

M. Comprovante de Inscrição – Juntamente com o termo de responsabilidade é obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição que recebe por email como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com antecedência ao atendimento@x3mbrasil.com.br

N. Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.

O. Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A organização da prova não se responsabiliza por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham sofrer durante a participação no evento.

O.1. Touca de natação – A organização do Ilhas Cagarras Adventure distribuirá nos kit de atleta as toucas de natação oficiais da prova, que são de uso obrigatório.

O.2. Roupa de borracha – O uso será de livre escolha dos atletas. Caso a temperatura da água esteja 16°C ou abaixo, o uso da roupa de borracha será obrigatório para todos os atletas.

O.3. Boia de sinalização individual – Será obrigatório para todos os atletas o uso da boia de sinalização que será distribuída no kit de todos os atletas. Caso atleta não estiver usando esse material, não poderá largar na prova.


P. Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade.

Q. Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.

R. A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio.

S. Cancelamento: A ORGANIZADORA poderá alterar a data da prova, suspender a execução mesmo após iniciada ou seu percurso ou até mesmo suspendê-la por qualquer questão que ponha em risco a segurança dos participantes, tais como atos de vandalismo, pandemia e motivos de força maior. Caso isto ocorra, a organizadora avisará o público e os participantes, através dos mesmos meios utilizados para divulgação do evento, explicando as razões que as levaram a tal decisão, sem qualquer ônus à organizadora. Caso o evento seja cancelado ou ocorra mudança de data a organização não se responsabiliza por eventuais despesas com hospedagem, alimentação ou transporte dos atletas. Ao realizar a inscrição o atleta afirma que está ciente desta cláusula. Mesmo que a prova já tenha sido iniciada, por motivos de segurança, força maior ou que atentem contra a vida do atleta, staffs, expectadores ou danos a organização, poderá ser cancelada para evitar danos aos mesmos. A mesma será considerada como realizada.



2. FORMATO DA COMPETIÇÃO



A. Ilhas Cagarras Adventure 2021 será no formato em equipes. Serão 33 equipes de 3 atletas cada onde eles devem cruzar a linha de chegada juntos. Só será validado o tempo da equipe quando todos os integrantes cruzarem a linha de chegada juntos. Do contrário, o tempo e o resultado final não será considerado.

B. Caso um ou mais atletas da equipe desista ou tenha algum problema durante o percurso que impossibilite cruzar a linha de chegada com seus companheiros, a equipe não será classificada como finisher. O atleta receberá apenas a medalha individual e o resultado final da equipe não será considerado.

C. O tempo da equipe só será contabilizado com a equipe cruzando a linha de chegada com todos os 3 integrantes da equipe juntos. Caso a equipe chegue com 1 ou 2 integrantes, o tempo não será validado.

D. A equipe é livre para escolher se os integrantes (um ou mais atletas) usarão ou não palmar e/ou pé de pato.

E. Cada equipe terá a sua disposição 1 salva-vidas com stand-up para garantir a navegação e suporte aquático dos seus integrantes.



3. PREMIAÇÃO



A. Haverá as seguintes premiações no evento:

1 – Troféu para a primeira equipe a cruzar a linha de chegada com todos os integrantes juntos, sem estar usando pé de pato ou palmar. Equipe sem equipamento.

2 – Troféu para primeira equipe mista (atletas do sexo feminino e masculino) a cruzar a linha de chegada com todos os integrantes juntos sem estar usando pé de pato e palmar. Equipe sem equipamento.

B. As premiações não serão acumulativas. Assim como, nas premiações extras, cada equipe terá direito a apenas um critério de premiação. Ou ganha como equipe mista mais rápida.

4. PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO A COVID-19

A. Uso de máscara é obrigatório a todo o momento enquanto estiver transitando nas áreas comuns do evento - entrega de kits, arena, transporte até a largada. Após cruzar o pórtico de linha de chegada, a organização distribuirá máscaras descartáveis a todos os participantes.

B. Haverá totens de álcool em gel livremente disponíveis para os atletas em inúmeros pontos no local de entrega de kits, workshop e antes do embarque para o local de largada.

C. Haverá acompanhamento e monitoramento de temperatura dos atletas nas principais entradas do evento. O atleta que estiver com a temperatura acima de 37,8 °C não poderá acessar o local.

4. PROTOCOLOS DE PREMIAÇÃO

A. Premiação deverá ser retirada no local durante a cerimônia de premiação

B. A disputa é totalmente em grupo. O objetivo é os atletas cruzarem a linha de chegada juntos.

C. Protestos para correção de resultados em virtude da infração de regras só serão aceitos até 15 minutos após o anúncio feito pela organização.

D. Todo protesto deve ser feito através do e-mail de contato da organização (atendimento@entradavip.com.br).

5. PAGAMENTO

A. As inscrições serão feitas somente pelo site https://ilhascagarrasadventure.com.br/

B. Prazos para confirmação de pagamento:

- Pagamentos via boleto bancário tem o prazo de até 5 dias após o pagamento para serem compensados no sistema. Boletos pagos após do vencimento não serão reconhecidos.

- Pagamentos via cartão de crédito são aprovados em 5 minutos.

C. A emissão da nota fiscal é realizada em até 5 (cinco) dias após a aprovação da inscrição no sistema da organização. O envio é eletrônico conforme e-mail e dados pessoais cadastrados no ato da inscrição. Qualquer alteração no CPF ou CNPJ da NF deverá ser manifestada antes da realização da inscrição pelo site, para que a organização informe os procedimentos. Para isso o atleta deverá entrar em contato com (atendimento@entradavip.com.br) ou 21 2247 9676 - ramal 214.

D. O Ilhas Cagarras Adventure é um evento em equipe e é necessário que todos os membros estejam inscritos para confirmação da equipe. Desta forma, definimos um prazo de até 3 dias corridos para que todos os atletas da equipe realizem sua inscrição, caso contrário, a equipe perderá a vaga. Este prazo começará a contar a partir do dia em que o primeiro atleta da equipe em questão se inscrever. Caso não sejam feitas todas as inscrições, as dos demais integrantes da equipe poderão ser canceladas.

6. CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO

Conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor, o cancelamento da inscrição deverá ser, obrigatoriamente, solicitado em até 07 (sete) dias corridos, contados a partir da data da efetivação da compra. Para inscrições feitas em prazo inferior a 07 (sete) dias da realização do evento, o prazo máximo de cancelamento é de 48 horas antes da realização do mesmo.

Pagamento com cartões de crédito – Informamos que o reembolso dos valores das compras efetuadas com cartões de crédito ocorrerá conforme o fechamento da fatura do cliente. O crédito na fatura será inserido de acordo com a data de corte da mesma e dependerá da bandeira do cartão utilizado no ato da compra.

Pagamento em dinheiro e boleto bancário – O reembolso das inscrições pagas com estas formas de pagamento será devolvido na conta corrente do atleta e não do pagador da inscrição.

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